economistadigital.com.br

Seu Portal de Economia no Brasil

Cerca de 15% do Pantanal já foi atingido pelo fogo este ano

Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ), reportados pela Agência Brasil no final de agosto, dia 29, apontaram que 2,3 milhões de hectares já foram queimados no Pantanal desde o início de 2024 até agora. A área consumida pelo fogo até então equivale a cerca de 15,61% do bioma. 

“Na soma de todas as terras indígenas que integram o bioma, foram consumidos mais de 371 mil hectares. A maior parte foi na Terra Indígena Kadiwéu, onde o fogo atingiu mais de 357 mil hectares, que equivale a 66,4% do território”, reportou a Agência Brasil. 

O canal de notícias também informou que, de acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), no dia 20 de agosto, um total de 959 profissionais atuam no combate aos incêndios no Pantanal, com o apoio de 18 aeronaves. “Até 18 de agosto, 569 animais silvestres haviam sido resgatados”, destacou a reportagem.

Sobre o Pantanal

Segundo as informações do MMA, o bioma Pantanal ocupa 1,8% do território nacional (IBGE, 2019) e abrange parte dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“As tipologias de vegetação do Cerrado são predominantes neste bioma, ocorrendo também vegetação semelhante à caatinga e pequenas áreas com florestas. Entretanto, o bioma Pantanal é reconhecido como a maior planície de inundação contínua do Planeta Terra, o que constitui o principal fator para a sua formação e diferenciação em relação aos demais biomas”, explicou o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. 

Além disso, nesse bioma, reúnem-se “representantes de quase toda a fauna brasileira e, durante o período de inundação, parte dessa fauna se refugia nas áreas mais altas, retornando quando baixam as águas”, acrescentou a Pasta.  

Ainda conforme as notícias do MMA, o Pantanal é o bioma mais preservado do país, “embora a criação de gado seja uma atividade importante economicamente para a região, aliada às atividades de turismo (IBGE, 2019)”. 

Saiba mais sobre o Pantanal