economistadigital.com.br

Seu Portal de Economia no Brasil

Candidaturas com identidade religiosa crescerem mais de 200% no país, nos últimos 24 anos

Em pouco mais de duas décadas, o número de candidatos a vereador e prefeito que usam, de forma explícita, uma identidade religiosa em seus nomes de campanha cresceu cerca de 225%. Foram contabilizadas 2.215 candidaturas desse tipo no ano 2000, número que subiu para 7.206 em 2024. 

Os dados são de um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem (IPRI), da FSB Holding — com base em dados do portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das últimas sete eleições municipais, entre 2000 e 2024 — que teve seus resultados reportados no último dia 21 de agosto pela Agência Brasil. 

“A pesquisa […] mostra que o ritmo de crescimento de candidaturas com viés religioso é 16 vezes maior que o de aumento do total de candidaturas nos pleitos locais”, salientou a Agência Brasil. Isso porque, nesse mesmo intervalo de 24 anos, o número total de candidaturas subiu apenas cerca de 14%: foram 399.330 candidaturas em 2000 e 454.689 nas eleições municipais de 2024. Ainda, “em 2000, o número de candidaturas com identidade religiosa [2.215] representava 0,55% do total, enquanto nas eleições deste ano [7.206] elas representam 1,6% do número total de candidatos inscritos”, acrescentou o canal de notícias. 

De acordo com o que ponderou o sócio-diretor do Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem, Marcelo Tokarski, os dados do levantamento do IPRI apontam para um “forte aumento do apelo da religião na política”. Todavia, Tokarski esclareceu que “isso não significa necessariamente um aumento dos candidatos religiosos que serão eleitos, porque isso depende, entre outras coisas, da atuação dos partidos e da distribuição de recursos de campanha”. A reportagem completa publicada pela Agência Brasil traz essas e demais conclusões do levantamento do Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem a respeito do assunto.