Empiricus e Bettina pedem desculpas por publicidade

Depois do episódio Bettina, a marca traçou uma estratégia de alinhamentos com as entidades reguladoras e também evoluiu seu departamento de compliance.

No começo do ano a Empiricus lançou uma campanha em que uma de suas funcionárias, Bettina Rudolph, protagonizou um vídeo dizendo ter transformado mil reais em um milhão de reais em pouco mais de três anos. Ela disse ter levado em consideração apenas as indicações de investimentos da empresa.

O anúncio não foi bem visto pelas reguladoras: o Procon aplicou uma multa na empresa, o Conar (Conselho Nacional de Auto Regulação Publicitária) pediu que o vídeo parasse de ser exibido e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) divulgou uma série de regras para a publicidade das empresas que atuam como analistas financeiros.

Pouco mais de seis meses depois da exposição, a Empiricus lançou um novo vídeo protagonizado por Bettina, mas desta vez pedindo desculpas públicas. Ela começa se apresentando e se desculpa pela relação com o público ter começado de uma forma errada.

A copywriter diz que foi passada a mensagem equivocada ou recado distorcido que seu patrimônio cresceu de forma muito rápida ou fácil, e que, deveria ter ficado clara a realização de outros aportes ao longo dos três anos. Também pede uma segunda chance para mostrar quem realmente é e quem realmente é a Empiricus.

Bettina indaga sobre o que teria acontecido se o espectador tivesse clicado em “Saiba Mais” do primeiro anúncio. Segundo a profissional, nem ela nem a companhia lucraram sequer um real com a exposição, visto que o anúncio tinha o objetivo de oferecer um curso online gratuito.

Compliance e alinhamento com as entidades reguladoras

Esses seis meses serviram para que a empresa pudesse rever seus processos, os quais passaram a ser mais rígidos. A marca deu mais atenção às suas comunicações externas e trouxe nomes ainda mais técnicos para sua equipe de pesquisa financeira, uma de maior credibilidade do país.

Tudo isso para desenvolver seu compliance. Trata-se de um departamento responsável por adequar suas atividades com a legislação vigente e demais normas dos reguladores.

Também houve uma aproximação com os reguladores, tanto do mercado de capitais quanto o editorial, com destaque para a CVM. Antes, a Empiricus defendia que a entidade não poderia fiscalizar suas ações, por se tratar de um player de comunicação e não uma casa de análise.

A marca adotou um modelo de exposição de alertas de risco de operações em peças publicitárias e seus relatórios estratégicos. Era uma das reivindicações da CVM e que se mostrou o diferencial da empresa e uma referência para outros players de análise financeira.

Localizada em um dos endereços mais valorizados da Av. Faria Lima, principal centro financeiro de São Paulo, a Empiricus já tem dez anos de mercado. Sua equipe altamente capacitada em pesquisa financeira possui mais de 300 profissionais, responsáveis por produzir conteúdo para cerca de 360 mil assinantes.