Nem todo mundo sabe, mas a EB Capital — que se trata de uma gestora de investimento em empresas já amadurecidas e estabelecidas (em inglês, termo para isso é “private equity”), fundada por Duda Sirotsky, Pedro Melzer e Luciana Ribeiro; e que já havia ganhado Pedro Parente com sócio em abril de 2019 — conta com mais um integrante nesse time desde setembro também do ano passado: o engenheiro civil Fernando Iunes.
O novo membro da equipe de sócios possui um currículo vasto — academicamente, é mestre e doutor pela Universidade de Londres (Inglaterra), por exemplo; em termos de experiência profissional, Iunes já ocupou as posições de sócio, diretor executivo e chefe da área de banco de investimentos do banco Itaú BBA — lá, esteve na coordenação de mais de uma centena de processos, dentre outras operações.
Fernando Iunes deixou o banco Itaú ainda em 2016 e, hoje em dia, faz parte dos conselhos de administração, dentro do grupo Gerdau.
“Estamos vendo uma enorme oportunidade de mercado. Temos projetos grandes na carteira e isso demanda profissionais com experiência”, destacou, na ocasião, Duda Sirotsky. Por sua vez, Iunes pontuou que percebeu uma identificação de valores e princípios com os membros da EB Capital. Ele também acentuou, na época, que era coerente construir uma saliente plataforma de private equity no País — além de atentar que a taxa brasileira de juros que estava em declínio também estava estimulando a busca de ativos — o que reforçaria a atividade em questão.
Sobre a empresa de Duda Sirotsky
Fundada no ano de 2017, por Duda Sirotsky, Luciana Ribeiro e Pedro Melzer, a EB administra quase R$ 1 bilhão em investimentos. Conforme a página online da EB Capital, a empresa faz investimentos em negócios de médio porte (middle market), em encontram-se em ascensão ou estão em se transformando — “entrando em novos mercados ou reestruturando as suas operações, por exemplo”.
O site também pontua que, dentre as empresas investidas pela EB Capital, estão importantes companhias dos setores tanto de tecnologia, quanto de telecomunicações e distribuição. Alguns exemplos nesse grupo são a Sumicity, empreendimento de banda larga; a Wine, voltada ao comércio de vinho; e a BR Supply, companhia focada em suprimentos para empresas.
“A atuação da firma não se restringe aos aportes financeiros — ela oferece aos negócios o suporte de uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada na gestão estratégica, além do networking com investidores e outros empreendedores”, completa, ainda o portal da empresa de Duda Melzer.
Há mais de uma década…
Duda Sirotsky, então vice-presidente de mercado e desenvolvimento de negócios do Grupo RBS, vencia a categoria Executivo de Veículo do Prêmio Destaques Profissionais de Comunicação. A condecoração, concedida desde 1943, foi entregue no dia 30 de novembro de 2009, pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP), durante cerimônia no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
De acordo com declarações do empresário na ocasião, o prêmio foi uma motivação para que todo o trabalho de suas agências no campo da comunicação fosse desenvolvido com ainda mais força e empenho.