Erasmo Carlos Battistella e os biocombustíveis

Erasmo Carlos Battistella é um empresário brasileiro com grande destaque na produção de energia limpa e renovável. Ele fundou a empresa BSBIOS, que é hoje responsável pela maior parte de produção de biocombustíveis no país. Segundo o empresário brasileiro Erasmo Carlos Battistella, o conceito de biocombustíveis pode ser definido de várias maneiras – há definições que apenas delimitam o termo de biomassa descrevendo o gás e os combustíveis líquidos produzidos. Ao mesmo tempo, existem também materiais de origem onde os biocombustíveis também incluem combustíveis sólidos cujo transportador de energia é a matéria orgânica produzida por organismos vivos.

Biocombustíveis são combustíveis produzidos a partir de biomassa, que se refere principalmente a combustíveis líquidos ou gasosos utilizados no transporte, que são produzidos de biomassa. Produção e uso de biocombustíveis tem um amplo impacto socioeconômico regional, incentivando o empreendedorismo local e abrindo novas oportunidades de mercado para os produtores agrícolas. Embora o uso de biocombustíveis seja social e ambientalmente o combustível líquido mais recomendado (reduzem-se as emissões de gases de efeito estufa, a poluição do ar e a necessidade de importação de combustíveis para transporte), esse benefício nem sempre é considerado nos cálculos econômicos.

Biocombustível é um combustível gasoso, sólido ou líquido utilizado para fins energéticos, que contém ingredientes de origem biológica. Os tipos de combustível sólido mais utilizados são massa lenhosa, biomassa herbácea, lixo. Os biocombustíveis gasosos mais comuns são o biogás e o gás de aterro. Entre os biocombustíveis líquidos, o biodiesel e o bioetanol são os mais utilizados, e isso é no transporte. No caso do bioetanol, as matérias-primas mais comuns são os óleos vegetais (colza, girassol, azeite, etc.), óleos usados, gorduras animais, óleo de motor usado e também algas.

A biomassa à base de madeira (combustíveis de madeira) é mais comumente usada para fins de aquecimento. Além de árvores e arbustos, também biomassa herbácea, resíduos agrícolas, plantas de prados e turfeiras.