Clubes tomam decisão de não encerrar o Campeonato Carioca precocemente

Nas últimas semanas, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) optou que o vencedor do Campeonato Carioca 2020 seja determinado de acordo com o que está previsto no regulamento. Isso significa que não ocorrerá nenhuma improvisação e antecipação em selecionar qual clube do estado ganhará o título. Essa decisão foi inclusive publicada no site da federação depois de uma reunião remota acerca de como será o desfecho da competição.

Esse encontro, que aconteceu por videochamada, reuniu Rubens Lopes, que é o atual presidente da Ferj, e dirigentes dos 16 clubes que estavam disputando a edição de 2020 do torneio estadual, assim como representantes do sindicato dos atletas e alguns dos treinadores dos clubes participantes. Devido a pandemia do coronavírus, o covid-19, o Campeonato Carioca foi suspenso no dia 16 março.

Apesar dessa decisão, a entidade ainda não informou se o torneio estadual retornará de forma simultânea à disputa do Campeonato Brasileiro, ou ainda se a competição acontecerá em outro período. Contudo, ao adotar essa posição, os dirigentes e representantes dos clubes do estado precisarão ter um diálogo aberto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para conseguir encaixar o restante do torneio em qualquer possível brecha do calendário esportivo nacional.

No que diz respeito aos clubes, estes adotaram o posicionamento de os jogos só devem voltar a acontecer com o aval das autoridades e órgãos da área da saúde, quando a segurança sanitária de toda a população estiver resolvida. A princípio, a paralisação do torneio irá até o dia 30 de abril, podendo ser prorrogada, dependendo do cenário de pandemia no estado.

Com essa paralisação do futebol, os clubes do Rio de Janeiro têm tido que lidar com graves problemas financeiros devido a queda das receitas com as bilheterias. Para piorar, os ganhos com os direitos de transmissão para a televisão, firmados com a Rede Globo, também foram suspensos, segundo notícias veiculadas pela imprensa.

Entre os clubes que competem no Campeonato Carioca, apenas o Flamengo não possuía um contrato de transmissão vigente com a TV Globo, devido a divergências financeiras. Os outros 15 times, incluindo Botafogo, Fluminense e Vasco, foram afetados ao terem seus contratos suspensos e perderem, ainda que momentaneamente, uma de suas principais fontes de receitas.