Designers e desenvolvedores: não há mais separação

A Internet está crescendo a uma velocidade vertiginosa, e a separação entre design e desenvolvimento tradicional está mudando cada vez mais. O movimento “aprender a escrever código” também está ganhando força entre os designers, mas seria difícil encontrar um movimento de desenvolvimento semelhante para outras áreas da equipe. Talvez seja.

Todos devemos nos esforçar para aprender algo novo, mas a mesma pergunta permanece: o que exatamente devemos estudar, qual o impacto na economia? Eles podem nos responder com frases simples como “aprender a desenvolver” ou “aprender a criar um design”, mas, na realidade, precisamos aprender a se comunicar e colaborar, respeitar o trabalho de outras pessoas – e a arte, sem tentar dominá-lo completamente.

Design e código: conceitos não completamente diferentes – Os desenvolvedores precisam entender o design e vice-versa, mas nem um nem outro querem desistir do que ele mais ama em sua direção. É fácil ficar para trás, sentir a pressão que você precisa para entender tudo. Podemos querer saber como escrever código ou criar design, mas que código escrever? Design what? Cada estrutura ou princípio de design tem suas próprias dependências exclusivas, um conjunto de manuais completamente individual. Além disso, sem aplicação prática, seja em nosso trabalho ou não, esse conhecimento será facilmente esquecido. Um designer ou desenvolvedor que deseja explorar uma direção diferente pode facilmente se confundir por onde começar, não importa quantos recursos ele tenha em mãos.

Encontre uma base comum – Como ponto de partida, devemos equilibrar as expectativas de ambas as partes. Sim, os designers devem entender os fluxos de trabalho de desenvolvimento, mas o mesmo vale para desenvolvedores (e gerentes de projeto e qualquer pessoa envolvida no projeto). Eles não aprendem os detalhes do Photoshop, do Sketch ou da teoria das cores, mas conhecer os princípios gerais e os processos de design é útil e facilitará a colaboração e a comunicação. Como designers e desenvolvedores, só melhoraremos aprendendo a nos comunicar.

Às vezes esquecemos o quanto o design e o desenvolvimento são semelhantes, e ambos consideram a criatividade a base. Os grandes designers e desenvolvedores veem a criatividade como parte essencial do seu trabalho, mas raramente estão conectados. O termo “criativo” é usado exclusivamente (e erroneamente), significando “designer”. Afinal, o código também é uma arte, é expressivo, bonito e elegante quando bem escrito. Na minha opinião, uma excelente solução para problemas no campo do desenvolvimento mostra engenhosidade e imaginação da mesma maneira que as tarefas de projeto mostram lógica e tecnicidade.